sexta-feira, 1 de julho de 2011

Oxê? Essa história tá errada!


O cinema sempre foi uma arma secreta para os professores de história que buscam despertar a atenção dos alunos com filmes que trabalham a época estudada. Dependendo do filme e da turma é uma técnica que dá muito certo. Mãããs, contudo, entretanto e todavia, venho percebendo uma "nova" (pelo menos pra mim) tendência nos filmes de dar uma outra explicação para um acontecimento histórico. É o que ocorre, por exemplo em Xman: First Class e Transformers: The Dark Side of the Moon. Ambos têm como contexto acontecimentos reais, dando a sua explicação para o ocorrido. 
Eu, pessoalmente, acho essa mistura de realidade com ficção muito legal, pois, todos nós já estamos saturados de informações sobre a crise dos misseis cubanos - abordado em Xman -  e sobre a ida do homem a lua e, sinceramente, eu amei o porquê da morte de Kennedy em Transformers. E, como tudo na história é contado a partir de pontos de vista, ao usar algum filme na aula, os professores também devem ter cuidado com a sua carga ideológica, não apenas exibindo-os sem nenhuma explicaçãozinha.
Uma das melhores caracteristicas do Cinema é que nele tudo é possível. Sendo assim, como esses filmes são de ficção (até onde eu sei não existem robôs alienígenas nem seres mutantes aqui na Terra, ou então eu sou mais uma manipulada pelo governo que sabe da existência desses seres e mascaram tudo.) Enfim, como os filmes são de ficção, esse jogo com a realidade dá um "Q" a mais, tornando o filme bem mais interessante, instigando-nos a refletir no "e se fosse verdade."
Essa mistura com história e ficção é muito bem trabalhada no filme de Tarantino, Bastardos Inglórios, onde no final das contas, Hitler morre no Cinema... E esse "cinema" pode ser visto literalmente no filme já que ele morre dentro de uma sala de cinema e também morre para nós, telespectadores, na tela do cinema. (Já estragando o filme para quem ainda não viu, #Sorry).
Só concluindo, vale a pena assistir a esses filmes que trazem uma nova versão para um acontecimento histórico, é bom imaginar como poderia ter sido se fosse verdade e até desperta uma duvida em quem não conhece muito sobre o assunto (pelo menos em mim que estudo história, despertou).
That's all Folks! 

2 comentários:

  1. Pra mim Hitler morreu num cinema, o Comediante matou Kennedy, os X-men resolveram a crise dos mísseis e sempre espio carros quando ele pensam que eu não to olhando pra ver se flagro alguma conversa, afinal, quam liga para os livros de História???

    #sarcasmo

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Detalhe de transformers é que, enquanto robôs eles lutam se arranham, se lascam todinhos, mas quando mudam para carro, tá lá a pintura impecavelmente polida... Segredos dos Transformers que meu pai adoraria aprender...

    ResponderExcluir